Visita a uma Horta e uma Mandala em Viçosa do Ceará


Aula de Campo em Viçosa do Ceará
Projeto Meio-Ambiente

Os alunos da Escola Cel. Libório Gomes da Silva, no total de 42, realizaram uma viagem a cidade de Viçosa do Ceará, no dia 10 de junho, acompanhados da Coordenadora Pedagógica ,  Professores  e Funcionários para  uma aula de campo, uma das ações do Projeto Meio Ambiente, onde visitaram uma Horta e uma Mandala.

Ao chegarmos a Viçosa do Ceará, fomos recepcionados pelo Engº  Agrônomo da EMATERCE, Sr. Floro  em seu local de trabalho  com votos de   boas vindas e apresentação de toda sua equipe de trabalho.  O mesmo fez  uma explanação das atividades desenvolvidas no município, sobre o clima, as riquezas da cidade e suas  potencialidades. Em seguida  orientou e acompanhou todo o grupo ao local da visita.
Os alunos tiveram a oportunidade do contato com um  plantio orgânico de hortaliças, fruteiras e criação de peixes, num sistema muito citado  chamado de Mandala, em que a família retira de maneira sustentável, sem utilização de agrotóxico, os alimentos para sua sobrevivência.
Na oportunidade da aula, o técnico explicou todo o processo de plantio, adubação, limpeza , sistema de irrigação e  utilização de materiais reaproveitáveis,  contribuindo para a preservação do Meio Ambiente.
Os adolescentes ouviam com atenção e satisfação, todas as orientações, as explicações e aprenderam, por exemplo, como  produzir sem agredir a natureza e contribuir para uma vida sustentável.
O objetivo do Projeto Meio Ambiente  é despertar a reflexão sobre a responsabilidade social na manutenção de um ambiente sustentável, que garanta a vida no planeta. Assim, uma das metas é engajar, alunos, educadores,  e a sociedade em geral, por meio da educação ambiental, na luta pela preservação do meio ambiente, tornando-os multiplicadores na busca de soluções.
Para finalizar, fizemos um passeio pela cidade conhecendo os pontos turísticos, observando a forma organizada e limpa da cidade, uma preocupação e um compromisso da administração  .

Nenhum comentário: