O potencial das escolas
As escolas são um dos únicos equipamentos públicos encontrados nas regiões periféricas e têm enorme potencial para a formação de lideranças e a construção de formas pacíficas de relação social e de promoção dos direitos de cidadania.
O grêmio estudantil é a associação representativa dos estudantes. Sua existência é garantida por lei, mas sua fundação não deve corresponder ao cumprimento exclusivo de uma obrigação legal. Ao contrário, o grêmio deve existir como um princípio e conteúdo padagógico, compondo o currículo escolar, sendo uma experiência política teórica e prática do exercício de cidadania, formação de cultura cívica e estabelecimento de uma rede de capital social na escola.
Considerar o estímulo à formação e à consolidação dos grêmios estudantis um processo pedagógico é assumir, por um lado, a formação política dos jovens, no sentido de participação no espaço público, buscando prepará-los para a vida democrática. Por outro lado, é assumir os alunos como membros da comunidade escolar, dando mais sentido e significado para estar na escola.
Fonte: Revista Mundo Jovem.
Postado por Matheus Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário