
É importante ressaltar que não existem receitas prontas para atender a cada necessidade educacional especial de alunos com deficiências e condutas típicas. Não há práticas de ensino específicas para a inclusão, mas recursos que podem auxiliar os processos de ensino e de aprendizagem. O professor deve considerar as possibilidades de desenvolvimento de cada aluno e explorar sua capacidade de aprender.
Os alunos com deficiências e condutas típicas, devido às suas particularidades, podem necessitar de estratégias, ações e recursos diferenciados para que o seu direito à educação seja assegurado. Esse conjunto de serviço caracteriza-se como Atendimentos Educacionais Especializados, que devem ser organizados institucionalmente em escolas públicas ou conveniadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns de forma a favorecer o desenvolvimento desses alunos.
O Atendimento Educacional Especializado na forma de Complementação, como o que temos na Escola Cel. Libório representa o trabalho pedagógico complementar necessário ao desenvolvimento de competências e habilidades próprias nos diferentes níveis de ensino, realizado no contraturno da escolarização do aluno e se efetiva por meio dos serviços da sala de recursos.
Texto enviado por Irene Monteiro- Professora da sala de AEE.
Postado por Matheus Araújo
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