ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Para que a escola possa propiciar um ensino de qualidade é necessária a adoção de práticas criativas na sala de aula, a atitude pessoal de acolhimento dos alunos pelo professor, a criatividade do corpo docente para lidar com situações novas, a transformação da escola num ambiente positivo, cooperativo e solidário, a elaboração de um projeto pedagógico que considere a diversidade do alunado, a mudança de postura e a construção de uma nova prática educacional que coloca a aprendizagem como eixo da escola.

É importante ressaltar que não existem receitas prontas para atender a cada necessidade educacional especial de alunos com deficiências e condutas típicas. Não há práticas de ensino específicas para a inclusão, mas recursos que podem auxiliar os processos de ensino e de aprendizagem. O professor deve considerar as possibilidades de desenvolvimento de cada aluno e explorar sua capacidade de aprender.

Os alunos com deficiências e condutas típicas, devido às suas particularidades, podem necessitar de estratégias, ações e recursos diferenciados para que o seu direito à educação seja assegurado. Esse conjunto de serviço caracteriza-se como Atendimentos Educacionais Especializados, que devem ser organizados institucionalmente em escolas públicas ou conveniadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns de forma a favorecer o desenvolvimento desses alunos.

O Atendimento Educacional Especializado na forma de Complementação, como o que temos na Escola Cel. Libório representa o trabalho pedagógico complementar necessário ao desenvolvimento de competências e habilidades próprias nos diferentes níveis de ensino, realizado no contraturno da escolarização do aluno e se efetiva por meio dos serviços da sala de recursos.

Texto enviado por Irene Monteiro- Professora da sala de AEE.

Postado por Matheus Araújo

Nenhum comentário: